O Ciclo PDCA na Gestão e nos Processos: o que é e como usar?

No atual momento em que vivemos, onde predomina a competitividade, as empresas buscam meios de aperfeiçoarem seus processos para poderem reduzir custos, ampliar lucros e aumentar a satisfação de seus clientes.

O ciclo PDCA, ciclo de Deming ou ciclo de Shewhart , é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua.

O PDCA foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. Inicialmente deu-se o uso para estatística e métodos de amostragem. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos.

O PDCA é utilizado para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área de atuação, seja de Varejo, Industrial, Fabricação e uma diversidade.

O ciclo inicia pelo o planejamento, depois pela a ação ou conjunto de ações que são executadas, checa-se se o que foi realizado, se estava de acordo com o planejado,  e toma-se uma ação para eliminar ou reduzir defeitos no produto ou na execução.

Como Usar o Ciclo Pdca?

Passo a Passo o PDCA:

Plan (planejamento) : estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.

Do (execução) : realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.

Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Atualizar ou implantar a gestão à vista.

Action (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

Agora será que o ciclo PDCA chegou ao fim?

Claro que não! Por ser um ciclo, o PDCA não tem início e fim. Ao terminar a etapa do act é hora de iniciar tudo de novo.Mas é necessário ter atenção pois ao tentar deixar o ciclo mais rápido, podemos prejudicar os processos

 

Temos certeza que tomando os devidos cuidados, o ciclo PDCA trará resultados excelentes para seu negócio!

 

Referências

  1. Ir para cima «PDCA (Plan, do, check, action)». Consultado em 19 de novembro de 2013
  2. CICLO PDCA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ciclo_PDCA&oldid=47562033>. Acesso em: 26 dez. 2016.
Anúncios

Um comentário em “O Ciclo PDCA na Gestão e nos Processos: o que é e como usar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s